HOJE 09 DE JUNHO, FESTA DE PENTECOSTES, começa a reforma da Renovação Carismática incentivada pelo P


Hoje, 9 de junho, Solenidade de Pentecostes, entrará em vigor a nova realidade eclesial que agrupa todos os movimentos de Renovação Carismática Católica, uma medida incentivada pelo Papa Francisco.

Trata-se de Charis (Catholic Charismatic Renewal Internacional Service), que dependerá diretamente do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida; que, após a aprovação de seus estatutos em 2018 e de um tempo “ad experimentum”, a partir de Pentecostes começará sias plenas funções.

Charis substituirá o Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS) e a Fraternidade Católica de Comunidades e Associações Carismáticas de Aliança, conhecida como “Catholic Fraternity”.

Em entrevista concedida ao Grupo ACI, o secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Pe. Alexandre Awi Mello, explicou que o Papa Francisco solicitou em 2015 quem existisse uma única realidade que englobasse todas as manifestações dentro da Igreja Católica desta “corrente de graça”.

Mas, quais são as implicações de fundo que tem esta reforma da Renovação Carismática dentro da Igreja Católica impulsionada pelo Papa Francisco? Em primeiro lugar, a partir deste domingo, 9 de junho, deixarão de existir o Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS) e a Fraternidade Católica de Comunidades e Associações Carismáticas de Aliança, que agrupavam a maioria dos movimentos e grupos de oração da Renovação Carismática Católica.

O sacerdote indicou que Charis busca desenvolver “seu serviço em benefício de todas as expressões da Renovação Carismática Católica”, mas “sem exercer alguma autoridade sobre elas”.

“O Papa Francisco está insistindo muito nisso, que a Renovação Carismática Católica seja vista realmente como uma única corrente de graça. E, por isso, constitui-se um único serviço a esta corrente, que não é um serviço de governo”, explicou Pe. Mello.

Nesse sentido, o sacerdote recordou que, desde seu começo, o Dicastério no qual serve “está acompanhando muito de perto esta nova realidade que é uma ‘notícia muito boa’ para toda a Renovação Carismática do mundo e também para a Igreja”, sobretudo pelo serviço que a Renovação Carismática realiza no âmbito da evangelização.

“Temos que pensar que a renovação chega a mais de 120 milhões de pessoas no mundo, com diferentes comunidades, grupos de oração, diferentes escolas de evangelização, meios de comunicação. É uma realidade muito rica, muito ampla e, como tal, mais do que um movimento, é uma corrente de graça”, destacou o secretário de Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Impulso ecumênico

Além disso, Charis busca oferecer “um maior impulso ecumênico” a partir da “efusão no Espírito Santo, do batismo no Espírito que eles recebem como constitutivo de sua vida, do serviço aos pobres, que é muito próprio da ação do Espírito, seja através do serviço ecumênico com o qual também nasceu esta corrente de graça, através dessa dimensão ecumênica”, descreveu Pe. Mello.

Neste sentido, o sacerdote explicou que se pode esperar que Charis colaborará também com o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, como o demonstrou a participação de seu presidente, o Cardeal Kurt Koch, durante a reunião em Roma que começou em 6 de junho e que será concluída com a audiência com o Santo Padre no sábado, 8 de junho.

“Nós sabemos que o serviço ecumênico está muito presente no coração do Papa”, reiterou o sacerdote. “Nós esperamos que Charis possa ser um serviço muito efetivo para que toda a Renovação Carismática no mundo recupere essa dimensão ecumênica, que talvez em alguns lugares do mundo se perdeu um pouco ao longo dos anos”, ressaltou.

“O Papa Francisco quer acentuar novamente a dimensão ecumênica e o serviço aos pobres, que é próprio da ação do Espírito Santo – e da Renovação Carismática Católica –, que agora serão certamente mais impulsionados através da Charis”, concluiu o secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida faz saber que em 8 de dezembro de 2018 a Santa Sé instituirá um organismo que constituirá um novo e único serviço internacional para a corrente de graça que é a Renovação Carismática Católica.

Na mesma data, o estatuto deste organismo será aprovado por um período ad experimentum. Este único serviço, desejado em várias ocasiões pelo Santo Padre Francisco, assumirá o nome de CHARIS e pretende a realizar o seu trabalho em benefício de todas as expressões da Renovação Carismática Católica. A palavra é grega e significa “graça” e “carisma

Como um organismo a serviço de todas as realidades da Renovação Carismática Católica, CHARIS não exercerá nenhuma autoridade sobre ela.

Cada realidade carismática permanecerá aquilo que é, no pleno respeito de sua identidade, e permanecerá sob a jurisdição da autoridade eclesiástica da qual depende. Cada uma, no entanto, poderá valer-se livremente, para o cumprimento de sua missão, de todos os serviços que a CHARIS proporcionará, objetivo fundamental proposto pelo novo organismo.

Após a instituição da CHARIS e a aprovação de seu estatuto por um período ad experimentum, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida procederá à nomeação do Moderador, dos dezoito membros do Serviço Internacional de Comunhão e do Assistente Eclesiástico para um primeiro mandato de três anos.

Foram designados para tais nomeações:

Moderador: Prof. Jean-Luc Moens (Bélgica)

Membros do Serviço da Comunhão Internacional:

1. América do Norte e Caribe (Inglês):

Dom Peter Leslie Smith (Estados Unidos)

2. América do Norte e Caribe (espanhol):

Sr. Andrés Arango (Estados Unidos)

3. América Central:

María Eugenia de Góngora (Guatemala)

4. América do Sul (espanhol)

Sr. Pino Scafuro (Argentina)

5. América do Sul (Português):

Sra Gabriella Marcia da Rocha Días (Brasil)

6. Ásia:

Sr. Cyril John (Índia)

7. Ásia:

Irmão James Shin San-Hyun (Coreia do Sul)

8. África (francês):

Sr. Jean-Christophe Sakiti (Togo)

9. África (Inglês):

Sr. Fred Mawanda (Uganda)

10. Europa:

Sr. Paolo Maino (Itália)

11. Europa:

Diácono Etienne Mellot (França)

12. Oceania:

Sr. Shayne Bennett (Austrália)

13. Vários ministérios da Renovação Carismática Católica:

Sr. José Prado Flores (México)

14. Sacerdote ou religioso carismático:

Rev. Etienne Vetö (Estados Unidos)

15. Comunidade:

Sr. Jean Barbara (Líbano)

16. Comunidade:

Diácono Johannes Fichtenbauer (Áustria)

17. Associações de fiéis com reconhecimento da Santa Sé:

Sr. François Prouteau (França)

18. Jovem com menos de 30 anos:

Giulia Rancan (Itália)

Assistente Eclesiástico: Rev. P. Raniero Cantalamessa, O.F.M. Cap. (Itália)

As pessoas acima mencionadas assumirão suas funções na solenidade de Pentecostes de 2019, o dia em que o estatuto da CHARIS entrará em vigor.

A partir daquele momento, o Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica e a Fraternidade Católica das Comunidades e Associações Carismáticas de Aliança deixarão de existir.

Os bens desses dois órgãos devem ser transferidos para CHARIS, a fim de proporcionar a este novo organismo os recursos financeiros necessários para realizar a missão desejada pelo Santo Padre.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. O que é o CHARIS? CHARIS é um novo corpo de serviço internacional para todas as expressões da corrente de graça que a Renovação Carismática é. CHARIS não é uma associação de fiéis ou uma federação de associações. É um serviço oferecido a todas as realidades carismáticas existentes.

2. O que significa CHARIS? É a sigla para o Serviço Internacional para Renovação Carismática Católica. A palavra é grega e significa “graça” e “carisma”.

3. Como nasceu a Charis? CHARIS nasceu da vontade do Santo Padre de que a Igreja tenha um novo serviço único que beneficie todas as expressões da Renovação Carismática Católica.

4. O que significa quando dizemos que CHARIS tem personalidade jurídica pública? Personalidade jurídica pública significa que CHARIS é erigido pela Santa Sé através do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, por iniciativa dessas autoridades eclesiásticas, e que CHARIS atua em nome da Igreja em servir todas as expressões da Renovação Carismática Católica.

5. Isto significa que a Renovação Carismática adquire personalidade jurídica pública? Não, isso não afeta o status legal ou canônico das diferentes expressões da RCC, portanto, elas não mudam seu status.

6. Todas as expressões devem aceitar este novo serviço? Não, o CHARIS é um órgão de serviço, não um entidade de governo.

7. Como as coisas seguirão adiante? Em dezembro de 2018, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida vai erigir o CHARIS e aprovará seus estatutos, que entrarão em vigor no dia 9 de junho de 2019, na Solenidade de Pentecostes. Até lá, a Fraternidade Católica e o ICCRS continuarão a existir e funcionarão normalmente.

8. O que acontece com as comunidades da Fraternidade Católica a partir de 9 de junho de 2019 e com todos os serviços programados para 2019-2020? As Comunidades da Fraternidade Católica continuarão ligadas ao seu Bispo local. Eles serão representados nas estruturas do CHARIS e poderão se tornar redes de comunidades. Os serviços já programados para 2019-2020 serão respeitados e organizados pelo CHARIS.

9. O que acontece com o escritório do ICCRS/CF após 2019-2020 e o que acontece com os serviços programados pelo ICCRS para 2019-2020? O escritório do ICCRS/CF continuará funcionando no Palazzo San Calisto como escritório do CHARIS a partir de 9 de junho de 2019. Os serviços programados pelo ICCRS serão respeitados e organizados pelo CHARIS.

10. O que os Comitês de Serviços Nacionais precisam fazer para se adaptar ao CHARIS e quando? Os Comitês Nacionais de Serviços precisam incluir todas as diferentes expressões carismáticas em cada país em um Serviço Nacional de Comunhão. Da mesma forma, todas as expressões carismáticas de cada país devem começar, a partir de agora, a organizar reuniões entre si para fomentar a comunhão. Espera-se que as coisas sejam estabelecidas ou se movam nesta direção até Pentecostes de 2019.

Se você tiver mais perguntas ou precisar de alguma ajuda, poderá entrar em contato através do e-mail: info@charis.international


0 visualização

O MELHOR DA MUSICA CATÓLICA  24 HORAS NO AR

peca.png
atendimento-via-chat-online.png